sábado, 3 de novembro de 2012

Questão do Brasil...


<<
Você já ouviu falar da hidroeléctrica de Belo Monte?
Você já foi à Amazónia?
Você sabe o que quer dizer energia limpa?
Desenvolvimento sustentável, já ouviu falar?

O que é que tenho a ver com isso?
O que é que tenho a ver com isso?
Mas o que é que tenho a ver com isso?

Bom, eu pago os meus impostos em dia, eu reciclo o meu lixo, eu ensino o meu filho a respeitar o próximo.
Eu ainda tenho que me preocupar com uma hidroeléctrica no Pará?
Oiça, senão fizer a hidroeléctrica de Belo Monte não vai ter energia. Senão tiver energia como é que eu vou assistir televisão para ver a minha novela?
Gente não dá para ficar sem luz, eu sou a pessoa mais conectada!
Deus me livre ficar sem energia.
Sem luz, sem celular, sem ipad, sem iphone, sem "i" tudo.
A Belo Monte vai ser a terceira maior hidroeléctrica do planeta.
Do mundo!
Do que adianta construir a terceira maior hidroeléctrica do mundo se ela só vai produzir de facto um terço da sua capacidade?
Pera aí, como assim só um terço?
Porque durante oito meses do ano aquela região praticamente seca.
Eu não estou entendendo gente, eu vou ter de pesquisar então né?
Eu pesquisei, vai olhar.
Pesquisei e vai custar 30 bilhões.
30 quanto?
30 bilhões.
30 bilhões?
TRINTA...
BILHÕES?
Quem é que vai pagar? Você?
Você?
Você!
O palhaço aqui, né?
80% desse dinheiro é de imposto.
Faz as contas. Realiza. São 24 bilhões de reais que vão sair do seu bolso.
O meu, o seu dinheiro para uma obra dessa proporção...
E ninguém vai discutir o assunto? A gente vai fingir que nada tá acontecendo?
Só que abaixo da barragem o rio banha o Parque Nacional do Xingu.
A usina de Belo Monte vai alagar, inundar, destruir 640 km^2 de Floresta Amazônica.
De onde tiraram essa ideia de que hidroeléctrica é energia limpa?
Pera aí, pera aí, pera aí... hidroeléctrica é energia limpa. É muito melhor do que usina nuclear ou energia a carvão.
Seria energia limpa se fosse no deserto... mas na floresta?
Nós temos a maior floresta do mundo.
Uma pergunta...
Como é que se resolve a questão energética do Brasil?
É possível criar outras alternativas para se gerar energia. Energia eólica. Energia solar.
Esta é a primeira de dezenas de hidroeléctricas que o governo pretende construir na Amazónia nos próximos vinte anos.
Para onde vão ser levados os ribeirinhos e os índios?
Não, quem se importa se os índios não vão ter onde morar?
Oh, a gente aloja os ribeirinhos numa periferia e os peixinhos a gente aloja num aquário. Pronto. Resolvido.
P'ra mim índio quer morar na cidade.
Ehh tomar antibiótico.
Educação, conforto...
Indio! 'Cê tem índio? Ainda tem índio?
Será que os índios são ouvidos?
É muita pergunta sem resposta?
Se a construção da hidroeléctrica de Belo Monte se mostrar um equívoco... é um caminho sem volta!
'Cês entenderam? Precisamos ficar mais atentos ao Brasil.
Sabe aquela sensação que você tem de se arrepender de alguma coisa que você não fez?
Que a gente diz que não se arrepende.. mas depois a gente se arrepende.
Nesse momento, em todo o mundo, milhares de pessoas estão indo para as ruas protestar e mudar o seu destino.
Entre nessa corrente, vamos fazer alguma coisa pelo Brasil!
Entre nesse site, lá você vai encontrar uma petição para você assinar e vários links com as respostas das suas perguntas.
'Cês entendem que se a gente conseguir uma enorme quantidade de assinaturas a gente pode parar essa obra?!
Leia a petição e assine. A gente vai mandar para o congresso para a presidente Dilma Rousseff.
Pera aí, se você tá me ouvindo é porque você está conectado. Tão vai lá, assina agora eu espero...
É apenas um click!
Nada de deixar para depois!
Toma seu tempo, eu vou tirar aqui o soutien para ficar mais à-vontade.
E aí, ainda tou aqui, tou esperando...
Eu não sou o Dicaprio mas... assina
Se você, assim como eu já assinou é só passar esse link para mais dez amigos!
Você passa para eles.
Não tem dez amigos?
Ah, cê deve ter dez amigos. Hoje em dia com o facebook toda a gente tem sei lá, mais de milhões de amigos
Eii, trading copy, que tal?
Assim criamos uma onda!
Uma onda de conscientalização
Ainda há tempo!
Passa essa mensagem adiante.

Presidente Dilma, nós não queremos que no futuro ao estudarem a história do país vejam que tivemos a oportunidade de deixar um lugar mais saudável, justo e responsável e nada fizemos. Pense no Brasil em que o seu neto vai crescer.
>>

Gosto quando as pessoas se juntam por um objectivo comum, usando a visibilidade que têm para divulgar assuntos importantes e preocupantes. Assusta-me a destruição de parte da Amazónia (a maior floresta do mundo = o nosso pulmão), gastando 30 bilhões de reais (nem imagino o que é isto!) para ter uma hidroeléctrica a produzir apenas um terço da sua capacidade. Ora, este projecto não pode estar bem pensado, não é? Estou com eles... assino!


Sem comentários:

Enviar um comentário