segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mas porquê?

Chego sempre à estação do metro a rezar para que ainda não tenha acabado o prazo do passe para não ter de perder tempo a esperar que uma das poucas máquinas não-avariadas esteja livre. Sim, tenho aquele mau hábito de sair em cima da hora (todos os anos uma das doze passas vai para isto "eu vou mudar", mas cedo sempre à tentação de ficar mais uns bons cinco minutos na cama, ou dez!). Mas na sexta-feira passada não só não deu bom resultado a minha reza como ainda sofri um castigo. O passe terminou a validade, oh nãooo! Vamos lá perder tempo e dinheiro na estação da Alameda que é onde a renovação é mais cara porque é mais rápida (de um dia para o outro). Lá preenchi um papelinho bonitinho da renovação com todos os dados que já tinha dado antes, algures no tempo, para me fazerem o primeiro passe. Entregue e pago os 12 euritos que pediam, cheguei lá hoje e levantei o meu passe e ouvi da rapariga que me atendia "o primeiro carregamento tem de ser na máquina". Lá fui ter com uma que me indicou apenas duas opções de carregamento: Passe Navegante 1 zona (35 euritos) e Passe Navegante 2 zonas (40 euritos). Então mas espera aí (pensei eu como se a querer falar com a máquina por telepatia), eu não fiquei sem passe um ano para isto aumentar tanto, foi só um fim-de-semana. Claro está que esta máquinazinha só pode estar maluca. Tenta outra! A segunda máquina também está maluca, deu o mesmo. Então fui perguntar à rapariga que me atendeu o que estava de errado com o meu cartão. Eu quero o passe metro, 1 zona. Ao que a rapariga responde que todos os novos cartões só funcionam com o novo passe navegante que alia o Metro, a Carris e  percursos urbanos da CP. Insisti, pois claro, "Ouça, eu só ando de metro, só quero o passe de metro, não quero pagar para ter a possibilidade de andar noutros transportes que não vou usar." ao que se segue "O passe navegante está a ser introduzido. Todos os novos passes já vêm com essa opção. Todos os passes ficam com essa opção a partir do princípio de 2013".... Não valia a pena insistir porque a rapariga estava a cumprir o que lhe mandam fazer. 

Eu juro que até percebo que isto possa dar jeito a pessoas que usam vários transportes mas não é assim tão difícil perceber que para pessoas que só usam o metro isto NÃO dá jeito. Eu pagava 29 euritos para ter o passe de metro de apenas uma zona. Agora pago 35 euritos por isso, que uso, e por mais carris e cp que não uso... Sou só eu que acho que isto não faz sentido?! Seria assim tão complicado ter estas duas opções... o passe metro, normal e simples, e o passe navegante, o supra-sumo dos passes. Eu cá acho que não. Porque ao fim de um ano isto dá 72 euritos para o lixo. Obrigada Metropolitano de Lisboa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário